Arquivo do blog

3 de dez. de 2014

Vale a pena ler...

Papa Francisco na Turquia. 


                                                                                     
“O Espírito Santo é a alma da Igreja”, dá vida, suscita os diversos carismas e cria a unidade. Ele é a harmonia” – esta a mensagem central transmitida pelo Papa Francisco aos católicos da Turquia, na missa do primeiro domingo do Advento, celebrada este sábado à tarde, na presença do Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, na catedral de Istambul, dedicada precisamente ao Espírito Santo. 















O Espírito Santo é a alma da Igreja. Ele dá a vida, suscita os diversos carismas que enriquecem o povo de Deus e sobretudo cria a unidade entre os crentes: de muitos faz um único corpo, o corpo de Cristo. Toda a vida e missão da Igreja dependem do Espírito Santo.
Partindo da primeira leitura da missa, em que São Paulo recorda que «Ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, senão pelo Espírito Santo», o Papa observou que quando rezamos, fazemo-lo porque o Espírito Santo suscita a oração… quando… saímos de nós mesmos e nos aproximamos dos outros para os encontrar, escutar, ajudar, é o Espírito de Deus que nos impele. Assim também quando descobrimos em nós uma capacidade inusual de perdoar, de amar a quem não gosta de nós…
É verdade! O Espírito Santo suscita os diversos carismas na Igreja;
à primeira vista, isto parece criar desordem, mas na realidade, sob a sua guia, constitui uma imensa riqueza, porque o Espírito Santo é o Espírito de unidade, que não significa uniformidade. Só o Espírito Santo pode suscitar a diversidade, a multiplicidade e, ao mesmo tempo, realizar a unidade. 

...
É o Espírito Santo que faz a unidade da Igreja: unidade na fé, unidade na caridade, unidade na coesão interior. A Igreja e as Igrejas são chamadas a deixarem-se guiar pelo Espírito Santo, colocando-se numa atitude de abertura, docilidade e obediência. 

...

Pode continuar a leitura em ...

http://pt.radiovaticana.va/news/2014/11/29/papa_na_missa_em_istambul/1112959

Nenhum comentário:

Postar um comentário