Arquivo do blog

22 de nov de 2014

...Salvação é gratuita.


Meus irmãos , acabei de ler a homilia da missa de ontem feita por Sua Santidade Papa Francisco  e fiquei impressionada com tudo que o Santo Padre disse...  resolvi passar aqui algumas partes desta homilia e caso a queiram ler na totalidade adicionem em: 

Francisco: Igreja não se torne comércio, salvação é gratuita



"Uma vez, recentemente ordenado, eu estava com um grupo de universitários, e um casal queria se casar. Tinham ido a uma paróquia: mas queria casar-se com uma Missa. E lá, o secretário paroquial disse: - ‘Não é possível’. Mas porque não se pode com a Missa? Se o Concílio recomenda fazer sempre com a Missa...’. ‘Não é possível porque não podemos passar de 20 minutos’. - ‘Mas por que’? – ‘Porque tem outros horários marcados’. – ‘Mas nós queremos a Missa’. – ‘Então vocês devem pagar dois horários’. E para casar com a Missa tiveram que pagar dois horários. Este é um pecado de escândalo".
O Papa disse ainda: “Sabemos o que Jesus diz àqueles que são motivo de escândalo: ‘”Melhor que sejam jogados ao mar’”:
"Quando aqueles que estão no Templo – sejam sacerdotes, leigos, secretário, mas que precisam administrar a Pastoral do Templo – transformam-se em homens de negócio, o povo se escandaliza. E nós somos responsáveis por isto. Os leigos, inclusive! Todos. Porque se vejo que isso acontece na minha paróquia, devo ter a coragem de dizer isso cara a cara ao pároco. E as pessoas sofrem aquele escândalo. É curioso: o povo de Deus sabe perdoar os seus sacerdotes que apresentam alguma fraqueza, que escorregam em um pecado...sabe perdoar. Mas são duas as coisas que o povo de Deus não pode perdoar: um padre apegado ao dinheiro e um padre que maltrata as pessoas. Não é possível perdoar estes padres. E o escândalo, quando o Templo, a casa de Deus, se transforma em um lugar de negócios, como naquele casamento: alugava-se a igreja”.
Jesus “não está irado” - disse o Papa – “é a ira de Deus, é o zelo pela casa de Deus”, porque “não se pode servir a dois senhores, ou se presta culto a Deus vivo, ou se presta culto ao dinheiro"
“Mas porque Jesus fala do dinheiro, não gosta de dinheiro? Porque a redenção é gratuita; ele vem trazer a gratuidade de Deus, a gratuidade total do amor de Deus. E quando a Igreja ou as Igrejas se tornam comércio, se diz que ... eh, não é tão gratuita, a salvação... É por isso que Jesus pega o chicote na mão para fazer este rito de purificação no Templo. Hoje a liturgia celebra a Apresentação de Nossa Senhora no Templo: da menina... Uma mulher simples, como Anna, está naquele momento, e entra Nossa Senhora. Que ela ensine a todos nós, a todos os pastores, a todos aqueles que têm responsabilidades pastorais, a manter limpo o Templo, para receber com amor os que vêm, como se cada um deles fosse Nossa Senhora". (SP-MT-RB)
Fiquei sem palavras para comentar tudo que o Papa Francisco referiu... e sabem porquê? Porque tenho visto tanta coisa que só posso estar 100% de acordo com ele. 
Só me resta mesmo orar pela nossa Igreja, Sacerdotes, e por todos que se estão a  servir da fé das pessoas para alimentar determinados vícios e vaidades. 

MISERICÓRDIA SENHOR.
AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário