Arquivo do blog

16 de mar. de 2010

TENTANDO ENTENDER A DOR...


(Des)Montando teorias



A dor é você quem faz – Se fosse possível “criar” minha própria dor, seria bem leve e suave. Mas, vamos combinar, eu não a “criaria” nem por um bilião. E não somos nós os autores da nossa dor.
A dor é uma ilusão – Não é. Antes fosse! De que tipo de ilusão seria a dor? Ninguém “sonha” com a dor e ela não é uma quimera. Não tem como ser algo “falso”. Ela existe, de verdade e ataca com força. Deveria ser substantivo concreto.
A dor é um passarinho que voa lá fora - Quero voar com ele, quero voar com todos os passarinhos, lá fora, para ver se a dor vai embora.
A dor santifica – Depende. Há quem se torne uma pessoa melhor, por causa do sofrimento. A pessoa se apega aos céus, pois os remédios da terra ela já conhece. Há quem acabe oferecendo a sua dor – para as almas do Purgatório, para a conversão dos pecadores, para alcançar uma graça – e muitos as têm alcançado neste oferecimento de vida.
A dor é um fantasma que assombra – Ela não só assombra. Ela também dói. Ela é muito mais temida do que uma assombração.
A dor está no cérebro - Pode ser. Quando alguém está com uma dor de cabeça lancinante, a dor está literalmente no cérebro. Ela pode estar em qualquer outro lugar do corpo. Conhecemos a teoria de que nada chega ao cérebro antes de passar pelos sentidos. A dor percorre o mesmo caminho.
A dor é a prova de que se está vivo – Ainda bem! Quer dizer que, a partir do momento em que não se sente mais dor, se está morto? Bela vantagem. Todos querem estar vivos e, se possível, sem dor.
Dor de barriga é sinal de que você tem barriga – E eu ouvi muito isso, como um gracejo, uma piadinha, durante um bom tempo da minha infância. Até ser levada ao médico e tratada.
A dor nos une – Sim, existe certa solidariedade entre os sofredores. Trocamos nomes de remédios, chás, poções milagrosas, plantas curativas, injecções, unguentos, emplastros, o que vier. A dor tem o poder de juntar algumas almas dolorosas em volta de uma mesa e ver quem sofreu a maior delas nesta vida. Muitos apostam na dor de cálculos nos rins. Seria a pior de todas. Uns dizem que é a dor de ouvido. E, para as mulheres, tem a dor das contracções do parto...
A dor é a purificação da alma – Também creio nisso. Mas, quem sabe, existem outras formas de se purificar, sem tanto sofrimento físico?
A dor não existe - Sem comentário.
A dor é sábia – Sim, ela sabe direitinho como e onde doer. E ela sabe escolher os horários também. De madrugada, de preferência. Nos fins de semana, quando se procura o médico e ele viajou. No dia de Natal. Nas férias na praia. Quando você acha que esta sabedoria da dor vem em boa hora, então, é hora de lutar contra ela.
É bom que doa – Rrrsss...
É preciso sentir dor, para dar valor à vida – O mundo ainda vai acabar, com tanta filosofia. E vai ter de engolir mais esta. (Embora, cá para nós, isso tenha uma ponta de verdade: o dia parece tão mais luminoso e a vida com muito mais sentido, quando a dor passa).
A dor é democrática - Se alguém quiser fazer da dor um instrumento político, ao menos lute para encontrar o alívio para ela. Votarei no primeiro candidato que prometer “acabar com a dor”.
A dor remove montanhas – Perdão, errei feio. Não é a dor, é a fé que remove montanhas.
A dor é uma bênção – Tente ser “abençoado” por uma dor de hérnia de disco. Esta é uma bênção que dispensamos rapidinho. Cadê a verdadeira bênção?
A dor é passageira – Ela é a passageira, de fato, fica ao nosso lado, no banco do passageiro. Ela nos acompanha nas viagens, é a passageira da nossa existência.
Esqueça a dor – O que fazer? Tentar esquecer a dor ou bater em quem nos sugeriu isso?
“Dor de barriga não dá só uma vez” – Ditado perfeito.
A dor é uma ficção – De que tipo? Científica?
A dor é imaginária – Lembra da série de filmes “Além da imaginação”? Então.
A dor passa quando você não pensa nela – Conta outra. A dor não se “pensa”; a dor se sente. Quanto mais você procura “não pensar”, ui, mais dói.
A dor é uma fantasia - De quê? De Carnaval? Encontrem uma fantasia de dor, que eu quero vestir e ver se dá pra sambar com ela até cair.
Marisa Bueloni

MOTIVOS PARA A DOR...ENCONTREI MUITOS....
REMÉDIOS...NENHUM!
O MELHOR É ENTREGAR A DOR A DEUS! ESSE É O MELHOR DOS REMÉDIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário